6. Para divulgar o desempenho do governo na criação de novos empregos, uma propaganda governamental divulgou o gráfico I, que mostra a variação da taxa de desemprego da população economicamente ativa entre os anos 2002 e 2008.
Um jornal independente divulga o gráfico II numa matéria sobre a queda da taxa de desemprego.
Pode-se concluir que:
a) o gráfico I mostra a queda real e o gráfico II é falso.
b) o gráfico II mostra a queda real e o gráfico I é falso.
c) não é possível comparar os dois gráficos.
d) os gráficos mostram as mesmas informações, porém em escalas diferentes.
e) o gráfico II mostra uma queda na taxa de desemprego maior do que a do gráfico I.
Os gráficos traduzem as mesmas informações, só que em escalas diferentes, isso mostra como uma informação pode ser manipulada para dar a sensação de queda "brusca" (ou o contrário) em alguma situação.
7. O professor de Literatura do primeiro ano de uma escola da capital combinou com seus alunos que cobraria na prova mensal apenas seus conhecimentos sobre Barroco e Classicismo, mas quando foi elaborar a prova esqueceu-se do combinado e fez as cinco questões de acordo com a tabela a seguir:
Na hora da prova, os alunos logo perceberam o erro e reclamaram. O professor, ao constatar o erro, disse o seguinte: "Não se preocupem, vou desconsiderar as questões sobre Arcadismo e as outras questões totalizarão os 10 pontos da prova, cada uma com o mesmo valor relativo que tinha antes.
Dessa forma, quanto passa a valer a terceira questão?
a) 3,2 b) 3,0 c) 2,8 d) 2,6 e) 2,4
Com a anulação das questões de Arcadismo, as questões válidas soma 7,5. Mas como o professor disse que a prova continuaria valendo 10 pontos, sento x o valor proporcional da terceira questão, temos:
7,5 - 10
2,1 - x
Então, x = 2,8
prof, não entendi.. porque 2,1 - x?
ResponderExcluirFoi utilizado a regra de três:
Excluir7,5 = 10
2,1 x
7,5 X x(variável) = 2,1 X 10
7,5x = 21
x = 21
7,5
Dividindo 21 por 7,5 o resultado de x é 2,8.